sábado, 15 de novembro de 2014

A RAIZ ESTÁ MAIS VIVA DO QUE NUNCA !!!!




Nosso Profundo e Sincero Saravá.....

Ara Anauam....

Foi com muita alegria que dia 08 de novembro de 2014 participamos da inauguração da T.U.O. em Itanhaém – Litoral de São Paulo e a qual foi erguida pelo Mestre Araphiagha – Pai Rivas junto de toda sua Comunidade de Santo.

Ao longo desses anos temos acompanhado de perto o empenho de Pai Rivas para fortalecer as Religiões Afro-brasileiras, bem como o diálogo entre todos os segmentos que dela fazem parte. É importante salientar que Pai Rivas através de seus feitos, trouxe o conhecimento acadêmico através da Faculdade de Teologia Umbandista para próximo dos conhecimentos das culturas de terreiro, mostrando assim que o “SABER” é importante para abrir as portas dos Templos para a Sociedade.

Mas aqui nesse instante quero relatar a importância de mais esse feito de Pai Rivas com a inauguração da T.U.O. , pois tivemos a oportunidade de sentir dias antes, ainda com o Templo em obra o Astral trabalhando na sua parte Espiritual para a concretização e fortalecimento do que estaria e estar por vir.

Conhecemos Mestre Araphiagha em 1981 para 1982 juntamente com nossos pais carnais que foram encaminhados para o Mestre pelo Vô Matta Silva e assim no decorrer desses anos todos estivemos sempre acompanhando essa transformação na forma de ver o Sagrado.
Muitos que não entenderam essa tarefa de Pai Rivas saíram a critica-lo publicamente, pois suas vaidades não só os cegaram como também os ensurdeceram, tentando assim deflagrar uma revolta naqueles seguidores da Umbanda Esotérica.

Queremos ressaltar que a Umbanda Esotérica nunca ficou órfão e que suas diretrizes ainda continuam na mesma Tradição de Raiz de Pai Guiné e Velho Payé, agora revigorada.

Mestre Araphiagha é sucessor dessa Raiz e agora mais do que nunca irá inserir novamente a Umbanda Esotérica dentro das Religiões Afro-brasileiras, a qual sempre fez parte, mas que alguns tentaram se fazer donos, como se Ela fosse uma Elite e que o resto estavam todos errados.

Retornando á esse dia magnifico, me vi novamente resgatando um passado não tão distante aonde os Ancestres de Criança, Caboclo, Pai Velho e Eshu em um único espaço puderam fazer reviver a Unidade e assim mostrando a todos os presentes que a FORMA pode até ser diferente, mas que a ESSÊNCIA sempre será a mesma.

Renovar é preciso, buscar conhecimento é obrigação para aqueles que de alguma forma querem mostrar a sociedade a importância de seus cultos. Não podemos ser Umbandistas apenas dentro dos Templos, mas principalmente fora dele.

Estamos retornando a nossa casa Raiz, à Comunidade de Santo de Pai Rivas a qual sempre com seu carinho nos auxiliou e nos mostrou o caminho, não apenas para estar nas Religiões Afro-brasileira, mas sê-la.

Quero agradecer a todos os irmãos de Fé que fizeram valer a cada instante na manutenção da T.U.O., irmãos esses que me ensinaram muito mais que serem Filhos, mas sim verdadeiros trabalhadores dessa Comunidade.

Saravá.... Ara Anauam...

Jean C.R. – Arabashinan – Dirigente do Templo de Fundamentos Umbandisitico Caboclo Ogum Beira Mar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário